Toda empresa enfrenta alguns obstáculos quando o assunto é marketing. Na esfera odontológica, que é altamente competitiva, não é diferente. Por isso, o site Dental Time selecionou os sete erros mais comuns no marketing de clínicas, artigo que o Portal Dental Press traduziu na íntegra. Confira:
1. Ausência de armazenamento de dados: este é o erro mais comum, pois dentistas no geral não armazenam dados importantes, como o número de novos pacientes, a quantidade que não faz visitas de acompanhamento, o retorno das atividades de marketing.
2. Falta de compreensão do público-alvo: muitos dentistas já erram logo na elaboração de um “cliente ideal”. Deve-se ter em mente quais pacientes estarão interessados em suas atividades, determinando suas necessidades, problemas, e a solução que você pode oferecer a eles. Em qualquer estratégia de marketing, esse ponto é essencial para que seja eficaz, estabelecendo uma melhor comunicação entre dentista-paciente.
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4. Esperar por resultados imediatos: muitos dentistas se queixam de que nenhuma estratégia de marketing gera o lucro necessário, mas o que se percebe, é que muitas delas tem sido feitas em um curto período de tempo. Para que seja eficiente, as campanhas de marketing requerem planejamento, com registros e análises cuidadosas.
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5. Fazer tudo sozinho: para não ficar atrás dos concorrentes e grandes empresas, você deve prestar atenção especial para as marcas das clínicas e sua logotipo original. Você está lidando com consumidores sofisticados, e precisa ser capaz de competir com as grandes corporações.
6. Procrastinação: se sua clínica tem um website pouco popular, é necessário fazer sua otimização, se sua clínica dentária tem poucos pacientes, é necessário atrair um grande público, e informar os pacientes existentes sobre ofertas especiais, certo? Hoje em dia há uma incrível variedade de ferramentas para serem usadas para o marketing odontológico, então não perca tempo e faça o que tem que ser feito.
7. Conselhos impróprios: se você administra seu próprio consultório, de vez em quando vai acabar precisando de orientações. Então para evitar perder tempo e dinheiro, siga conselhos daqueles que já alcançaram o sucesso nesta área.
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Vale lembrar que não existe apenas um único plano de marketing que funciona para as empresas da esfera odontológica. Cada uma deve desenvolver suas estratégias de acordo com suas peculiaridades e construir um bom relacionamento de longo prazo com seus pacientes, para que eles possam recomendar sua clínica para outras pessoas, gerando novo fluxo de pacientes.
(Fonte: dental-time.org)