O brasileiro é o povo que mais procura pelo termo “Ortodontia” no mundo, segundo o Google Trends. A plataforma aponta o Brasil como o país que mais busca a palavra desde o início da ferramenta, em 2004. O mês com mais pesquisas pela especialidade foi em maio de 2005, quando o termo obteve sua pontuação máxima em busca.
Historicamente, os principais assuntos relacionados a pesquisa são: “Ortodontia – Especialidade Médica”, “Odontologia – Área do Estudo”, “Dentista – Atividade”, “Aparelho Ortodôntico – Assunto” e “Clínica – Assunto”. Nos último 12 meses, entretanto, as principais pesquisas estão relacionadas as novas técnicas de tratamento, como Marpe e alinhadores dentais de maneira geral.
Dentro do território nacional, na linha histórica, o Estado que mais procura pelo termo é o Paraná, seguido por Sergipe, Amazonas, Distrito Federal e Amapá. Já nos últimos 12 meses quem toma a frente nas pesquisas pela especialidade é o Distrito Federal, seguido pelo Paraná, Roraima, Amazonas e Rio de Janeiro.
Conheça os 10 países que mais procuram pelo termo e o score no Google Trends:
- Brasil (100)
- Portugal (74)
- Estônia (58)
- Finalândia (2)
- Peru (2)
- Romênia (1)
- Espanha (1)
- Reino Unido (1)
- Alemanha (1)
- Estados Unidos (1)
COMO FUNCIONA O RANKING
E O SCORE?
Os valores atribuídos a cada região, no Google Trends, são calculados em uma escala de 0 a 100, onde quem recebe a nota 100 é a região com maior popularidade em pesquisa por determinado termo; 50 indicada um local com metade da popularidade e 0 indica um local em que o termo tem menos de 1% da popularidade em relação aos “maiores pesquisadores pelo termo”.
Vale ressaltar que o valor maior indica uma proporção maior de consultas e não uma contagem absoluta maior. Um país pequeno cuja 80% das pessoas procuram por um termo terá o dobro da pontuação de um grande país cuja 40% da população procure pela mesma palavra.
Há 15 anos de arquivo em dados de pesquisa atrelados ao Google Trends. A ferramenta exclui, desde 2004 – quando começou a viabilizar a ferramenta –, os dados pessoais e quantifica todos os termos buscados no Google desde então.
Destaca-se que a plataforma faz distinção de idiomas, ou seja, o mesmo tema tem diversas variações. “Ortodontia”, por exemplo, se sobressai em língua portuguesa, enquanto “Orthodontics” tem maior engajamento em países que utilizam língua inglesa.