Início A Editora

A Editora

logo

Editora Dental Press: sua história

Trajetória da empresa é marcada pela busca permanente por inovação e guiada pelos princípios da ciência.

 

dentalpress_fachada

Foi do espírito empreendedor e perseverante do cirurgião-dentista Laurindo Zanco Furquim que nasceu a Editora Dental Press, em 1990, na cidade de Maringá, no noroeste do Paraná. Ansioso por adquirir novos conceitos e técnicas na Odontologia, ele lançou o Abstracts, uma revista com traduções de artigos publicados em língua inglesa, que logo manifestou a principal missão da Dental Press: difundir pesquisas e práticas clínicas odontológicas.

Em 1994, a Dental Press passou a promover cursos de Aperfeiçoamento e de Especialização em Ortodontia, em parceria com instituições de ensino. Também neste ano, foi realizado o 1º Congresso Internacional de Odontologia, que teve como destaque a presença do professor Leopoldino Capelozza Filho.

Desde então, outros seis congressos foram realizados, reunindo mais de 5 mil cirurgiões-dentistas de todo o país para ver de perto estrelas da odontologia mundial como Jay Bowman, James A. McNamara Jr., Roberto Justus, Bjorn Zachrisson, Júlia Harfin, Vincent Kokich Jr., Lawrence e Will Andrews, Ricardo Mitrani e Jason Cope, além dos maiores especialistas brasileiros como Alberto Consolaro, David Normando, Marcos Janson, Ertty Silva, Jorge Faber entre outros. A 8ª edição foi realizada entre 30 de abril e 2 de maio de 2015, com a presença do alemão Benedict Wilmes.

A Revista Dental Press de Ortodontia e Ortopedia Facial, uma evolução natural da pioneira Abstracts, foi lançada em 1996, apresentando estudos científicos produzidos por professores brasileiros das mais conceituadas universidades do país. Em poucas edições, o periódico passou a ser o mais lido por especialistas da área.

A Dental Press ganhou, em 1999, um novo instrumento efetivo de difusão científica para seus inúmeros alunos e leitores: o Excelência na Ortodontia, o primeiro programa brasileiro de Educação Continuada exclusivo para especialistas. Divido em cinco módulos, com cinco dias de duração a cada dois meses, com aulas dos mais conceituados especialistas do Brasil, o formato foi tão bem aceito pelos profissionais que outras duas especialidades ganharam cursos de Excelência: Estética, em 2012, e Implantodontia, no ano seguinte.

Em 2002, a editora ampliou seu portfólio com a Revista Clínica de Ortodontia Dental Press. Além de estudos científicos, o periódico apresenta textos de interesse clínico, como novas técnicas e gestão. Atualmente, é a revista mais lida por ortodontistas brasileiros. No mesmo ano, a Dental Press editou seu primeiro livro, o Reabsorções Dentárias nas Especialidades Clínicas, de Alberto Consolaro.

Hoje, a editora já soma mais de 80 livros publicados, de importantes autores da odontologia nacional como Leopoldino Capelozza Filho, Ertty Silva, Alberto Consolaro, Carlos Alberto G. Cabrera, Marcos Janson, Sidney Kina, Antenor Araujo, Adriano Marotta Araujo, Claúdia Cia Worschech, Messias Rodrigues, Marcio Rodrigues de Almeida , Ewerton Nocchi, Renato Rodrigues de Almeida, Antonio Carlos Ruellas, Sérgio Tufik, entre outros.

Ciente da constante evolução das técnicas utilizadas na Odontologia Estética e da exigência cada vez maior dos pacientes, a editora criou em 2004 a Revista Dental Press de Estética, em parceria com a Sociedade Brasileira de Odontologia Estética (SBOE). Três anos depois, em 2007, nasceu a Revista Dental Press de Periodontia e Implantologia, que desde 2012 é publicada em português e inglês e passou a se chamar Dental Press Implantology.

Atenta às exigências internacionais de visibilidade e propagação de trabalhos científicos, a primeira revista da editora, a Revista Dental Press de Ortodontia e Ortopedia Facial, tornou-se, em janeiro de 2010, o Dental Press Journal of Orthodontics, publicado oficialmente em inglês com versão em língua portuguesa.  

O ano de 2011 foi marcado por inovações tecnológicas no setor editorial da Dental Press. Com o lançamento da revista Dental Press Endodontics, a editora se lançou no mercado digital com um aplicativo para iPad com versão não só do novo periódico, mas de todas as revistas com selo Dental Press. Em vez de recursos gráficos estáticos e limitados, foram disponibilizadas novas formas de interação, como slide-shows, vídeos, áudios e infográficos. Desde então, o app ocupa lugar de destaque na Apple Store.

Ainda em 2011, a Dental Press foi um dos dez finalistas do 53º Prêmio Jabuti de literatura, o de maior relevância editorial do Brasil, na categoria “Ciências da Saúde”, com o livro “Orthológica – Soluções Ortodônticas Lógicas” de Carlos Alberto G. Cabrera, Marise de Castro Cabrera e Laura de Castro Cabrera.

Em janeiro de 2013 a Dental Press inaugurou sua nova sede, um amplo prédio que abriga a editora, o centro educacional e a clínica particular da família Furquim, para garantir mais conforto e infraestrutura a alunos, pacientes e colaboradores.

A mais recente conquista editorial da Dental Press é o Journal of the Brazilian College of Oral and Maxillofacial Surgery (JBCOMS), publicação oficial do Colégio Brasileiro de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial (CBCTBMF), lançada em janeiro de 2015. O objetivo é publicar artigos científicos da mais alta qualidade – sobre temas relevantes e atualizados – para os especialistas em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial.

Após 25 anos de inovação e ousadia, a Dental Press é considerada a maior editora de revistas científicas e livros na área da Odontologia no país. Desde sua fundação, preocupa-se em antecipar realidades e propagar eticamente informações científicas e práticas clínicas em diversas especialidades da Odontologia.

Missão

Disseminar informação científica de qualidade, garantindo o acesso da comunidade nacional e internacional à pesquisa e práticas clínicas da odontologia brasileira, por meio de periódicos, livros e educação continuada.

Visão

Ampliar a disseminação da ciência odontológica brasileira para o mundo, internacionalizando os produtos da empresa.

Valores

Excelência; Qualidade; Ousadia; Inovação; Credibilidade.