Uma das aplicações do marketing no consultório é medir a satisfação dos pacientes com os serviços prestados. Esta ação funciona como um indicativo para avaliação da qualidade do consultório.
Dentro de um mercado altamente competitivo, nada mais justo do que o profissional de Odontologia monitorar o que agrada ou não seu paciente e o que pode ser modificado, alterado ou melhorado.
É certo que todos os que procuram por atendimento em um consultório de Odontologia esperam receber o melhor em termos de ser viços e isto inclui a equipe de trabalho, o ambiente da recepção, a comunicação interna, os equipamentos e procedimentos realizados pelo dentista.
Medir a satisfação do seu público é uma ferramenta barata e fácil de ser aplicada, mas antes de tudo defina para você o que significa satisfação do cliente.
Você pode se utilizar de suas próprias experiências quando entra em contato com uma empresa, o que você espera receber do atendimento e o que você realmente recebe? É isso que seus pacientes observam em seu consultório. O atendimento, a recepção que recebe das atendentes, a pontualidade, a limpeza dos ambientes, a decoração do consultório, iluminação, os aromas, a localização e a facilidade de acesso.
Enfim, tudo é percebido e passam a ser valores que serão agregados ao preço das consultas.
É certo que seu conhecimento e especializações são fundamentais na fidelização dos pacientes, mas lembre-se que a maioria dos dentistas também possui as mesmas qualificações.
Então investir em conforto, capacitação das equipes, melhorias dos ambientes e tecnologia são os diferenciais que vão garantir a satisfação de seu público e serão ferramentas que vão surpreender o cliente.
Mantenha-se sempre informado do grau de satisfação do paciente. Utilize as pesquisas e conheças as opiniões.
Afinal, trabalhar com foco no paciente significa encantá-lo desde o primeiro contato, surpreendê-lo a cada consulta.
Utilize as regras básicas de cordialidade, simpatia, ética e respeito para completar suas atitudes perante o paciente.
Fidelização é resultado de um trabalho contínuo no fortalecimento do relacionamento. E nisto estão incluídas todas as ferramentas que demonstrem ao seu paciente o quão especial ele é para você.
Fonte: Jornal da aborj nº02 Fev/2014