Fábio Iwakura
Consultor empresarial, especializado em gestão de consultórios odontológicos. É docente do ensino superior, palestrante e conselheiro de empreendedores talentosos. Conheça um pouco mais de seu trabalho no site Consultor de Dentistas.
Ultimamente tenho conversado com muitos cirurgiões dentistas e uma das dificuldades que eles me revelam em relação a gestão de seu consultório diz respeito a desenvolver, simultaneamente, funções clinicas e administrativas.
Mesmo possuindo uma secretária, é o dentista quem cuida de questões administrativas, como contas a pagar e receber, compras de materiais, cobranças, controle financeiro, entre outros.
O que percebemos é um dentista sobrecarregado e uma secretária ociosa. Defendo a idéia de que o dentista deve direcionar sua atenção e habilidade para o atendimento clinico, deixando as responsabilidades gerenciais a cargo de sua secretária. A proposta é transformar a secretária em uma gerente de seu consultório.
Leia também: A importância de identificar o perfil do seu cliente – por Fábio Iwakura
Capacite-a para administrar com eficiência todas as atividades não-clínicas – contas a receber e a pagar, cobranças de inadimplentes, negociação com fornecedores, compras, controle de fluxo de caixa, fechamento de orçamentos, ações de marketing.
Costumo dizer que, enquanto o cirurgião dentista deve cuidar da saúde de seus pacientes, a secretária-gerente deve cuidar da saúde do consultório. Mas todas essas responsabilidades requerem da secretaria alguns requisitos: organização, disciplina, capacidade analítica e responsabilidade. Sem essas características, ela provavelmente mais lhe atrapalhará do que ajudará.
Obviamente, no inicio você terá que repassar a ela todas as atividades administrativas que até então ficavam sob sua responsabilidade, explicando pacientemente os controles, procedimento e modus operandi. E também acompanhar como ela está se saindo com essas operações, fazendo os ajustes necessários e dando feedbacks sobre a sua performance.
Você vai perceber que a descentralização de atividades, e também de poder, será altamente benéfica ao seu consultório, e sobretudo a sua qualidade de vida. E digo mais: fará com que a sua colaboradora sinta-se mais valorizada, com mais poderes e merecedora da sua total confiança. Ponto pra você!
Continue aprendendo! Continue empreendendo!
Gostou deste conteúdo sobre Marketing Odontológico? Clique aqui e saiba mais sobre o curso Escola de Líderes para Dentistas, que começa no dia 25 de maio, na Dental Press, em Maringá.